Páginas

segunda-feira, 1 de junho de 2015

POR QUE É PRECISO FORTALECER PARA CORRER ????

"Por que é preciso fortalecer para correr?
Entenda a importância do trabalho muscular para quem é corredor (ou quer ser)
 
 
 
Se você é corredor há bastante tempo, com certeza sabe que o trabalho de fortalecimento muscular é indispensável para qualquer atleta. Se você entrou para o esporte há pouco tempo, já deve ter escutado isso também. Mas, afinal, por que é tão importante fazer musculação na academia ou apostar em métodos alternativos se, no final, você só quer correr?
Segundo Sandro Barone, professor da Fórmula Academia de Osasco, na Grande São Paulo, a falta desses exercícios afeta a performance e deixa o corredor mais propenso a sofrer lesões – mais sérias ou não –, como condromalácia patelar, síndrome do trato tibial, no menisco, ligamentos e musculares.
 
“O trabalho de fortalecimento muscular deve ser feito em todos os músculos, mas, sobretudo, nos membros inferiores e core”, explica Barone. “Das pernas, é importante fortalecer quadríceps, posteriores de coxa e panturrilha, mas, principalmente, o glúteo médio e mínimo, pois durante a corrida, tem-se o chamado valgo dinâmico do joelho e o fortalecimento destes músculos minimiza tal problema. Quanto aos músculos do core, estes devem ser trabalhados como um todo, tanto com exercícios isométricos como dinâmicos.”
O treinador indica que esse tipo de atividade seja feita de duas a três vezes por semana, sempre respeitando a periodização de treinos de cada pessoa. Ele ainda cita alguns cuidados a serem tomados. “Aliados a eles, os corredores devem realizar treinos de alongamento, para evitar a perda de flexibilidade articular. Além disso, quando pensamos em treinamento de corrida, alguns estudos científicos apontam que corredores podem apresentar lesões precoces devido ao incremento do volume e/ou intensidade a cada microciclo (semana de treino).” Outra pesquisa que Barone lembra diz que o aumento do volume e/ou intensidade do treinamento não pode ser maior que 10% entre uma semana e a seguinte, já que o atleta poderá apresentar uma grande probabilidade de, a médio ou longo prazo, desencadear lesões nos membros inferiores ou na coluna."
 
Texto de Olavo Guerra, do site SuaCorrida.
 
Poa Day Run, domingo retrasado.
 

6 comentários:

  1. Não sou muito "fã" de acadêmia não mas sei o quão importante ela é.
    Obrigado por nos alertar com este testo Ivana.
    Abraço e boas corridas.


    tutta-Baleias/PR
    www.correndocorridas.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. E a gente acha que é só botar o tênis e ir pra rua!

    Bom feriado pra ti!

    ResponderExcluir
  3. Adorei o post. Saudade, amiga.
    Bjs

    ResponderExcluir
  4. Adorei o seu blog. E você não fica falando e insistindo para as pessoas lerem as suas postagens. Parabéns, menina. Sara.

    ResponderExcluir
  5. Muito bem ...gostei!As lesões como nós os Portugueses dizemos:São um caraças...bj

    ResponderExcluir
  6. Ótimas dicas... Muito bom! Passando só pra retribuir a visitinha! Beijos

    ResponderExcluir