Páginas

segunda-feira, 27 de outubro de 2014

VOCÊ CONSOME CHÁ PRETO ??

Olá, amigos, hoje deixo parte de um texto do site Minha Vida, a propósito do chá preto. Lá vai :
 
"O chá preto conta com grandes quantidades de cafeína. Esta substância, quando consumida com moderação, diminui a sensação de fadiga e sonolência, pois possui propriedades excitantes, e estimula o cérebro. Ela também irá ajudar na digestão, já que aumenta a produção de ácidos digestivos, e aumentar a irrigação coronária. Por fim, a cafeína conta com uma ação termogênica, ou seja, aliado à uma alimentação saudável, contribui para o emagrecimento porque estimula a queima de gorduras. 
A bebida também conta com flavonoides, compostos com propriedades antioxidantes, que ajudam na prevenção de doenças cardiovasculares, pois diminui a oxidação do colesterol ruim, LDL, e também contam com ação anti-inflamatória. Porém, o chá preto possui uma quantidade de polifenóis muito menor do que a do chá branco e o chá verde.                                                 
Outra substância presente no chá preto é a L-teanina. Trata-se de um aminoácido que age no cérebro e favorece o aumento dos níveis de ácido gamaaminobutírico (GABA), dopamina e serotonina, neurotransmissores relacionados com a sensação de relaxamento e bem-estar.  
A bebida conta com taninos, polifenóis que possuem ação antioxidante leve. Os taninos não podem ser consumidos em abundância, pois inibem a absorção de outros nutrientes importantes, especialmente o ferro e aminoácidos.
 
Benefícios comprovados do chá preto
Ajuda a emagrecer: O chá preto ajuda na perda de peso por conter cafeína e polifenóis. Isto porque a cafeína acelera o metabolismo e a queima gorduras. Enquanto as catequinas, tipos de polifenóis, reduzem o apetite e também diminuem as gorduras.  
Melhora o humor: O chá preto proporciona sensação de bem-estar e relaxamento. Isto ocorre porque ele possui um aminoácido chamado L-teanina que age no cérebro e favorece o aumento dos níveis de ácido gamaaminobutírico (GABA), dopamina e serotonina, neurotransmissores relacionados com a sensação de relaxamento e bem-estar.  
Previne doenças cardiovasculares: A bebida ajuda a evitar estes problemas de saúde porque seus polifenóis bloqueiam a oxidação do colesterol ruim, LDL, principal causa da arteriosclerose. Esta doença consiste no endurecimento das artérias que ocorre quando a gordura, colesterol e outras substâncias, se acumula na parede das artérias e forma placa. Além disso, a cafeína presente no chá preto irá ajudar na dilatação coronária, melhorando na saúde do coração."

 Circuito Valpi, outubro/2014


 
 
 
 

4 comentários:

  1. fiquei muito tempo tomando chas, mais sabe que enjoei ..rs .. mais e muito bom ...beijos

    ResponderExcluir
  2. OI!!!! Adorei seu post, não sabia de todos os beneficios do chá preto. Estou te seguindo tenho um blog também se vc quiser dá uma passadinha lá é polydedieta@blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Dei uma enjoadona com os chás...
    Texto muito bom!
    Abração!
    Ivana
    statusnacorreria.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Nossa eu sou tão difícil em consumir chás...esses dias comprei o chá verde mas nem consigo tomar sem açúcar kkkk

    Tem receita no blog hoje - Beijos;)
    * Blog da Pâm

    ResponderExcluir