Páginas

quinta-feira, 4 de setembro de 2014

PASSADAS FIRMES E SEM LESÕES

Oi, amigos, tudo bem ?
Hoje deixo parte de texto constante no site SuaCorrida, a respeito de corrida e lesões. Vale a pena ler :
 
"A periostite, também conhecida como canelite, lesão por sobrecarga mais comum na perna de corredores, tem relação direta com volume, intensidade e periodização de treino. A adaptação ao estilo de treinamento é a principal medida para evitar esse tipo de dano. O alerta é feito pelo diretor-médico da Confederação Brasileira de Atletismo, Cristiano Laurino. “A prevenção é possível com trabalhos musculares e alongamentos, mas isso de nada adianta se o atleta realizar mais exercícios do que suporta”, aconselha o ortopedista.
 Muitos acham que para correr basta calçar um tênis e, mesmo sem periodização, treinam para uma meia-maratona com menos de um ano de experiência”, alerta o fisioterapeuta Kleber Taira, da Sports Lab. Entre as principais causas das lesões nas canelas e nos pés estão falta de resistência na musculatura e desequilíbrio muscular – fruto do pouco preparo.
Treine sem exagerosA canelite pode aparecer após um aumento brusco na intensidade e frequência dos treinos, e acontece quando a camada que reveste a tíbia (periósteo) sofre uma inflamação. “Em muitos casos, essa lesão pode evoluir para uma fratura por estresse”, explica a fisioterapeuta Tatiana Abreu, da clínica Fisio Run.
Também associada ao impacto repetitivo está a fasciíte plantar, uma inflamação do tecido fibroso que recobre a planta dos pés. Corredores ainda podem sofrer com metatarsalgias (dores nas bases dos dedos, na região das plantas dos pés) e com o esporão (uma calcificação óssea no calcâneo). Para prevenir e evitar avarias, o corredor deve possuir um equilíbrio muscular à base de fortalecimento, sempre dando preferência ao treino de resistência e não de força."
 
 
 
Corrida de Aniversário de Porto Alegre, 2014


2 comentários:

  1. quero correr, como faço aqui onde moro em SP, como devo proceder ivana? brigada...

    bjkas

    ResponderExcluir
  2. brigada ivana pelo carinho e retorno, bjus vou fazer isso!

    ResponderExcluir