Páginas

quinta-feira, 25 de setembro de 2014

CORRIDA ECONÔMICA

 
Oi, amigos, tudo bem ?
 
Deixo um texto muito bom, de autoria de Eliana Castro, a propósito de corrida,  do Site SuaCorrida. Lá vai :
 
 
"CORRIDA ECONÔMICA
Otimize suas passadas para ir mais longe em menos tempo – e sem perder o fôlego!
 
Quem não quer ganhar velocidade na corrida e potencializar o desempenho em qualquer distância? Pois isso é possível se você melhorar a sua economia de corrida – ou seja, a eficiência com que seu corpo utiliza oxigênio. Para entender melhor, basta comparar o corpo humano com um automóvel: quanto menos energia (oxigênio) você precisar para movimentar-se em determinado ritmo, mais tempo vai conseguir correr antes de “esvaziar o tanque”.
Mas, de acordo com Sidney Togumi, diretor da UpFit Assessoria Esportiva, em São Paulo, o incremento no desempenho não depende apenas disso: “O oxigênio é um dos indicadores do nível de condicionamento”. Leandro Pessoa Olivério, diretor técnico da LPO Assessoria Esportiva, em São Paulo, concorda: a economia de corrida é o casamento entre técnica, força e condicionamento.
Técnica apuradaCorrer mais rápido e em menos tempo não significa correr esbaforida – menos ainda a ponto de comprometer a saúde do corpo. Os treinos devem evoluir conforme as suas vivências. Assim que for ganhando experiência, você pode encarar outros desafios, como correr em subidas e em ritmos variados – que são imprescindíveis para ganhar tempo. “Acredite e siga em frente. A mente trabalhará a seu favor”, aconselha a psicóloga Ana Cristina Bentz, de São Paulo.
Alta potênciaUm dos segredos para a corrida parecer fácil é ter uma passada potente – aquela com força suficiente para empurrar o chão com o pé. Como conquistá-la? Investindo na pliometria, técnica que utiliza saltos. O treino ajuda a diminuir o tempo de contato dos pés com o chão, tornando a corrida mais rápida e econômica. Além de aprimorar a potência muscular e aumentar a força e a resistência, a modalidade ainda trabalha a coordenação e a agilidade, itens fundamentais para quem busca um bom desempenho nas pistas.
Força máximaPara você correr no ritmo com facilidade, outro segredo, segundo os treinadores, é ter uma boa postura. Qualquer deslize pode comprometer a biomecânica e custar mais energia. Por isso, a ordem é intercalar as sessões de corrida com treinos de fortalecimento muscular – vale musculação, treinamento funcional… “Esse tipo de exercício, além de proteger de eventuais lesões, é ótimo para desenvolver a coordenação entre os músculos do nosso corpo”, explica Leandro."
 
 
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário