Páginas

terça-feira, 22 de julho de 2014

FORTALECIMENTO DA LOMBAR !!

Oi, amigos, tudo bem ?
 
Quem corre sabe, de vez em quando aparece uma dorzinha nas costas, não é mesmo ?? Principalmente em se tratando de lombar. O fortalecimento da coluna é primordial, pra ajudar a combater esta situação de dor. Vou deixar um texto do Rogerio T. da Silva, que explica a respeito do assunto. Apesar de ele expressar o fortalecimento para corredores de longas distâncias, também vale para nós, que corremos em menor escala, certo ?  Lá vai o texto :
 
 
"Fortaleça a lombar e corra subidas sem dor
Longas distâncias e montanhas exigem melhor preparo do core
 
 
A dor lombar em corredores é uma queixa relativamente frequente. Ainda não sabemos 100% onde o problema começa, mas de uma coisa podemos ter certeza: o fortalecimento adequado do tronco e da musculatura das pernas e dos glúteos pode prevenir o aparecimento dessas dores.
A corrida, apesar de constituir um movimento na­tural do corpo, precisa ser realizada sem uma grande sobrecarga. Quando começamos a fazer trajetos mais longos (normalmente, acima de 50 km a 75 km por semana), precisamos de um preparo muscular melhor.
Em corridas em planos inclinados, como na subida de montanhas, a solicitação desse centro de força e equilíbrio – o tronco e a bacia – é ainda maior. Nesse caso, normalmente tendemos a deslocar o centro de gravidade um pouco mais para frente. Esse pequeno deslocamente exige maior força muscular da coluna lombar para reequilibrar o atleta, e é por isso que os corredores de montanha precisam ter um preparo especial para essas situações.
Outros fatores importantes no caso da corrida em montanha são a temperatura e a relativa falta de oxigê­nio. Quanto maior a altura em relação ao nível do mar, menor é a temperatura e mais rarefeito é o ar. Isso vai exigir do atleta uma mudança importante em termos de preparação para o desgaste que terá pela frente.
No caso de a dor piorar dos dias seguintes à corrida, é recomendável consultar um médico ortopedista. A avaliação médica é importante para evitar que um problema maior ocorra no futuro. O médico poderá solicitar radiografias e ressonâncias magnéticas para ajudá-lo a elucidar o diagnóstico.
A ressonância mostra com precisão se existem problemas de sobrecarga óssea ou na região do disco vertebral, a principal estrutura a absorver os impactos da corrida na coluna, ao lado da estrutura muscular.
Após a realização desses exames e do diagnóstico, o médico poderá conduzir seu tratamento, caso seja necessário, e propor o que deve ser feito em termos pre­ventivos, inclusive durante o treinamento.
De forma geral, independentemente de se correr na montanha ou no nível do mar, é importante para o corredor ter seu eixo central – o core – bem forte. Para isso, pratique os exercícios de fortalecimento para os músculos abdominais, os glúteos, os dorsais e os peitoral".


Corrida de Aniversário de Porto Alegre, 2014.
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário