Páginas

sexta-feira, 27 de junho de 2014

RESPIRAÇÃO E CORRIDA !!

Oi, amigos, tudo bem ??


Vejam que orientações certeiras a Andréia "Lagartixa"  deixa pra gente. O assunto é corrida e respiração. Lá vai :
 
 
DICAS DE ANDREIA LAGARTIXA

CORRIDA
 

Quando ficamos sem fôlego
Eis algumas dessas dicas:

1. Respirar pela boca
Em circunstâncias normais é natural que se respire pelo nariz. No entanto, quando estamos a correr, provavelmente todos usamos a boca para respirar. Se respirarem de forma confortável pela boca, conseguem inspirar maiores quantidades de oxigênio, bem como libertar mais di+oxido de carbono. Esta é a melhor forma de inspirar quantidades suficientes de oxigênio para os nossos músculos.

2. Respiração abdominal… com a barriga, sim!
Quando estamos a correr não devemos respirar com o peito. Para introduzir mais oxigênio no nosso sistema, temos que aprender a respirar “com a barriga”, ou de outra forma, aprender a fazer respiração abdominal. Podem-se deitar e experimentar respirar com a barriga quando estiverem em casa (inspirem e inchem barriga, expirem e vazem a barriga – usem uma mão em cima da barriga e outra no peito e a mão do peito não pode subir ou descer) e depois aplicar a técnica durante a corrida.

3. Respiração curta e superficial
A melhor forma de respirar enquanto se corre é fazer respiração curta e superficial. Não vão conseguir correr muito longe se estiverem constantemente a respirar de forma profunda e prolongada. No entanto, se sentirem dificuldades a respirar enquanto sobem, por exemplo, uma encosta íngreme, algumas respirações longas podem ajudar a recuperar o ritmo respiratório.

 
4. Respirar com ritmo
É importante respirar ao ritmo da corrida. Esta é uma das principais dificuldades que eu vejo nos iniciados que começam a dar os primeiros passos de corrida e, talvez, um dos mais importantes. Devem inspirar e expirar a um ritmo consistente, não importa se estão a correr rápido ou lentos. Uma forma de verificar se estão a respirar ao ritmo da corrida é contar os passos que dão enquanto correm e inspirar/expirar em cada 2 passos ou até mesmo 2 passos.
Bora lá!"
 
 
Podiun'zinho' domingo passado, Rústica de Araricá !!
 
 
 
 



4 comentários:

  1. Sempre tive essa dúvida sobre respiração, tenho certeza que agora minhas corridas vão melhorar.
    Bj

    ResponderExcluir
  2. É UMA DAS PRIMEIRAS PERGUNTAS DE UMA PESSOA QUANDO COMEÇA A PRATICAR CORRIDA !!! VALEU A DICA IVANA!!!

    ResponderExcluir
  3. Ótimo!!!!! Rubia.

    ResponderExcluir