Páginas

terça-feira, 6 de maio de 2014

DOENÇAS TÉRMICAS, JÁ OUVIU FALAR ?

Oi, amigos !

Hoje deixo um texto de autoria de Fernando Salles, constante no site SuaCorrida. Lá vai :
 
"Todo mundo sabe: o equilíbrio entre a produção e a perda do calor no organismo mantém a temperatura corporal em níveis estáveis, ou seja, em torno dos 37ºC. Nessas condições, o organismo não precisa acionar ações termorreguladoras para manter a temperatura central em equilíbrio. Entretanto, quando o corpo é exposto a situações térmicas excedentes de calor ou de frio, que ultrapassam os limites de conforto térmico, essas ações são acionadas para que se mantenha o calor interno estável.
Alguns fatores internos podem também desafiar a estabilidade térmica – e a atividade muscular é o mais importante. O exercício físico aumenta o metabolismo, elevando consideravelmente a produção de calor. Conforme a intensidade do esforço e as condições ambientais, a temperatura corporal central pode elevar-se a níveis prejudiciais à saúde.
Assim, indivíduos que se exercitam em ambientes muito quentes enfrentam desafios fisiológicos que podem, além de comprometer o desenvolvimento de suas atividades, causar lesões térmicas sérias e inclusive risco de vida. O armazenamento de calor e a conseqüente elevação da temperatura corporal central a níveis críticos acarretam na incidência de algumas doenças térmicas. Confira!
Exaustão térmica: por causa da desidratação provocada pelo aumento de temperatura, o volume sanguíneo cai demais e o sistema cardiovascular não consegue garantir o fluxo de sangue para todo o corpo, comprometendo funções como a produção de energia. As células em geral ficam desidratadas, provocando descoordenação, vertigem, dor de cabeça, náuseas e vômito.
Cãibras: a perda de sais minerais na transpiração perturba o chamado equilíbrio eletrolítico, que garante o bom funcionamento dos músculos. Como consequências, surgem espasmos, mais freqüentes no abdômen e na panturrilha.
Síncope: no caso de uma hidratação inadequada, o volume de sangue diminui, ocasionando queda da pressão arterial, gerando fraqueza generalizada, tontura, palidez e desmaio.
 
*Fernando Salles é fisiologista do Departamento de Cardiologia do Esporte do Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo.
 
 
Poa Day Run, no último findi.
A foto está meio 'fora de foco',
pois a pessoa que tirou, não segurou direito a máquina.
O segundo, da esquerda para a direita e o quarto menino, pegaram pódium. 
Em outro momento vou falar desta gurizada que corre MUITO bem ! 
 

3 comentários:

  1. Ola Ivana. As vezes sofro um pouco com o frio, mas nada tão grave. Obrigado pelo carinho.

    ResponderExcluir
  2. nunca tinha ouvido falar muiée..

    ResponderExcluir
  3. Passando para dar um oi. E fiquei sabendo de algo que não sabia hehehe. Bjs!

    ResponderExcluir