Páginas

terça-feira, 11 de março de 2014

ANTI-INFLAMATÓRIOS !!!

Oi, amigos, tudo bem ?
Quem nunca usou um spray em casos de dores nas pernas, joelhos e pés ? A gente sempre acaba se medicando, sem muito conhecimento, não é mesmo ? Então, vou deixar um texto bem a propósito deste assunto. O texto é do Site Webrun, autoria de Rafaela Carvalho. Lá vai :
 
"Spray, gel creme ... afinal, os anti-inflamatórios cutâneos funcionam ?
Fisiologista e fisioterapeuta explicam como estes produtos reagem no corpo
 
Com promessa de alívio imediato da dor, os anti-inflamatórios cutâneos chamam a atenção de quem não vê a hora de se livrar do desconforto que as lesões causam. Os produtos, que muitas vezes contam com mentol e cânfora na formulação, trazem uma sensação de conforto no local, mas será que funcionam?
Segundo o fisioterapeuta e colunista do Webrun, Claudio Cotter, o medicamento presente em sprays, géis, cremes ou emplastros não conseguem chegar até o músculo. “A penetração desses anti-inflamatórios é muito pequena, por isso não é comum os profissionais receitarem o seu uso”, explica.
Porém, muitos atletas consideram a ação do produto excelente e afirmam que a sensação de alívio de fato acontece. “As pessoas utilizam por conta da sensação que têm na pele, de gelado ou calor, e não pela reação no músculo. É um efeito placebo, mas existe”, comenta o fisioterapeuta.
Além disso, o fisiologista e professor da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo), Paulo Roberto Correia, alerta para as consequências do uso. “Esses produtos são vasodilatadores, significa que ele fará com que a circulação naquela região sejá exarcebada. Portanto, ao invés de diminuir o edema, ele irá aumentar, fazendo o local ficar mais roxo e inchado do que deveria”, diz.
Diferença entre os produtos - De acordo com Claudio, a única diferença entre a embalagem dos anti-inflamatórios é a praticidade e o preço. “Os sprays normalmente são utilizados por atletas, que não terão como lavar a mão em seguida. Os cremes, mais baratos, podem ser aplicados em casa mesmo”, conta.
O medicamento encontrado nos emplastros é o mesmo, mas a ação costuma ser um pouco diferente. “Esses produtos concentram a ação das substâncias no mesmo local por mais tempo, mas não fazem diferença no músculo. A única coisa que irá acontecer é o atleta ter a sensação de conforto na pele por mais tempo”, argumenta Cotter.
 
Solução - Não importa a atividade física, o mais indicado a fazer quando a dor aperta é parar e colocar gelo no local. “Quando você faz uma compressa de gelo está diminuindo o edema e impedindo que uma lesão pequena se torne grande. Quanto mais inchar, mais difícil será cicatrizar o tecido muscular”, discorre o fisioterapeuta.
Continuar praticando a atividade também pode aumentar a gravidade da lesão. “É necessário parar e fazer uma compressa de gelo por 20 ou 30 minutos para não danificar ainda mais o músculo”, fala Claudio.
O profissional também dá uma dica aos esportistas que não querem abandonar as competições: “sprays de gelo podem ajudar momentaneamente, sem necessidade de pausa”. Porém, o fisioterapeuta completa: “deve-se tomar muito cuidado para aplicá-los pois, de tão gelado que são, podem queimar a pele. Além disso, o efeito não será o mesmo da compressa de gelo”.

 
 Foto, DESAFIO IPANEMA, 2013.
 
 
 

4 comentários:

  1. Muito legal Ivana, e é mesmo bem comum usarmos antiinflamatório sem orientação médica, inclusive os por via oral...eu mesma já tomei sem consultar um especialista :/ Mas já aprendi que a compressa com gelo é tudo de bom!! Valeu pela informação!! bjos

    ResponderExcluir
  2. importante informação pros atletas, sejam profissionais ou de fim de semana
    beijokas

    ResponderExcluir
  3. Passando pra me atualizar e aproveito pra informar que tem um mega sorteio lá no blog, dá uma espiadinha.

    http://segundaeucomecooficial.blogspot.com.br/

    (`'•.¸(`'•.¸ UM¸.•'´)¸.•'´)
    (_¸.•'´GRANDE `'•.¸_)
    (_¸.•'´)ABRAÇO(_¸.•'´)

    ResponderExcluir
  4. Temos que cuidar muito com estes remedios. MUITO LEGAL TEU POST. Luciana

    ResponderExcluir