Páginas

quinta-feira, 27 de fevereiro de 2014

EXERCÍCIOS FÍSICOS E CALOR

Oi, amigos, tudo bem ?

Hoje deixo um texto da Ingrid Tanii, que está na Revista Dieta Já. Fala sobre a atividade física nos dias de extremo calor. Lá vai :
 
 
"Dicas Para Praticar Exercícios no Calor Intenso
 
1. Hidrate-se corretamente! Exercícios em dias muito quentes aumentam a temperatura do corpo. O sistema que permite a perda de calor pelo corpo tem como sua principal ferramenta o suor. O problema nos dias quentes é que o corpo tem que suar muito para perder o excesso de temperatura gerado pelos exercícios. E, se neste clima quente, houver também alta umidade do ar, tudo fica mais difícil, já que a alta umidade dificulta a evaporação do suor. Como 50 a 60% do corpo é feito de água, e perdemos entre 2 a 3% deste volume fazendo exercícios moderados a intensos em dias quentes, a dica é se hidratar durante os exercícios, bebendo entre 250 e 300 ml a cada 20 minutos. E mais 250 ml ao final do exercícios. Outra dica é comer um pedaço de fruta (laranja ou maça) ou legume (cenoura) nos intervalos, para repor eletrólitos perdidos.
2. Como saber se está tomando água suficiente? A resposta é checar a cor da urina. O ideal é que ela esteja amarelo claro, meio pálido; se escura, beba mais água. Lembre-se que alguns medicamentos alteram a cor da urina.
3. E como perceber se está bebendo muita água? O excesso de água também faz mal, podendo abaixar os nível de sódio no sangue e causar até edema cerebral! A dica é tomar a água nas quantidades recomendadas somente durante os exercícios e um pouco logo após. Ao longo do dia, apenas quando tem sede. E nunca tomar muita água ANTES dos exercícios, isto pode fazer você perder os parâmetros da quantidade ideal a ser ingerida.
4. Cuidado com os isotônicos! Os líquidos vendidos como reposição do líquido perdido devem ser usados com cuidado e orientação especializada. São úteis para quem está o peso ideal e faz exercícios de longa duração e alta intensidade. Quando não é esta a situação, acabam gerando excesso de ingestão de calorias e sais. O ideal é a reposição das perdas de eletrólitos com frutas e vegetais, e seguir as orientações para repor a água perdida.
5. Correr na academia é diferente! Se você está acostumado a se exercitar na academia, com o ar refrigerado, cuidado ao correr ou exercitar-se na rua, sob sol forte e calor. Diminua o ritmo e a largura da passada, até seu corpo se acostumar, ao longo dos dias, à nova realidade. O condicionamento adquirido no clima frio pode pregar peças quando se faz exercícios no calor intenso.
6. Evite o momento mais quente do dia! É comum ver pessoas correndo no horário mais quente, por vezes ao meio-dia, com sol a pino. Não faz sentido fazer isto. É ruim para a pele, para o corpo e para a mente!
7. Vista-se com roupas claras, que rebatam a luz do sol. Evite agasalhos e roupas escuras, assim como vestimentas grudadas à pele, que atrapalham o suor e sua evaporação. Não deixe a roupa lhe aquecer ainda mais!
8. Ouça seu corpo! A fadiga se mostra de modo diferente, dependendo da pessoa: cansaço extremo, tonturas, palidez da pele, dor de cabeça, câimbras, náuseas ou vômitos, coração disparado. Qualquer sensação como estas indicam que seu limite foi ultrapassado. Hora de parar! O que importa é fazer exercícios o maior número de dias na semana, e não chegar ao extremo esporadicamente e ficar vários dias sem atividade física. A alta frequência de exercícios moderados traz saúde, enquanto o exagero, em pessoas com baixo condicionamento, leva a lesões osteomusculares e riscos imporantes ao coração e ao cérebro."
 
Foto : Corrida de Natal, dezembro de 2013.
 
Peguei  pódium na minha categoria, fiquei em 4 Lugar,
 
 mas ainda não recebi a minha medalha de pódium   :(
 
 

4 comentários:

  1. muito informativo, como sempre
    beijokas

    ResponderExcluir
  2. olha essa semana relaxei, choveu, tive reuniões de pais, (trÊs filhos,)marido trabalhando direto!não consegui fazer nada :(
    dá até um desânimo!

    ResponderExcluir
  3. PROCURO SEGUIR AS DICAS PARA UMA HIDRATAÇÃO BOA DURANTE O DIA TODO!!!
    VALEU IVANA!!!

    ResponderExcluir