Páginas

segunda-feira, 16 de dezembro de 2013

QUANDO AUMENTAR A DISTÂNCIA

Oi, amigos !!
 
 
Quando a gente corre, sempre aparece aquela vontade de correr mais e mais ... Mais distância significa estar mais preparado, ter mais resistência, enfim ... Vou deixar um texto bem legal da Mariana Gianjoppe, que está no Site SuaCorrida. Lá vai :
 
"Quando aumentar a distância
Veja como fazer a transição para uma prova mais longa
 
A cada planilha cumprida, a cada prova completada, surge o desejo de ir além. Esse instinto é a maior força que nos lança para a frente. Mas é preciso ter calma e sabedoria na hora de definir uma meta mais audaciosa para a próxima corrida e, portanto, para os treinos.
Para o treinador Ricardo Hirsch, da assessoria esportiva Personal Life, essa é uma questão que não deve ser avaliada em função de tempos ou de resultados, pois eles variam muito de atleta para atleta. Deve ser medida pela sensação de esforço e pela confiança de cada um.
“Antes de decidir avançar, o corredor precisa se sentir bem com sua atual distância, tanto nos treinos quanto nas provas, completando a quilometragem com certo conforto e sem tanto desgaste”, explica Ricardo.“Ter uma bagagem de provas em uma determinada distância antes de partir para desafios mais longos ajuda a ganhar a experiência e a confiança necessárias”, aconselha.
A regularidade nos treinos também é essencial para quem sonha com corridas mais longas. “É importante que o corredor já esteja cumprindo uma rotina de treinos bem encaixada, tendo uma evolução contínua, sem sofrimento. Assim ele terá condições de aumentar seu volume de treino aos poucos.”
Passo maior que a perna
Outra variável é o tamanho do salto desejado pelo corredor. “Para quem já faz provas de 5 km, ir para uma corrida de 10 km é mais fácil do que a maioria pensa. Isso porque muitas vezes o corredor já ultrapassa os 5 km nos treinos”, exemplifica Ricardo. “Agora, se o corredor quer passar dos 10 km para uma meia maratona, o melhor – até mesmo para manter a motivação – é que seu planejamento de treinos primeiro tenha como foco chegar nos 15 km para depois pensar nos 21 km.”
Pensando justamente em quem quer fazer a transição dos 10 km para a meia maratona, Ricardo dá algumas dicas de como evoluir bem nos treinos: “Não há regra, mas uma alternativa é o atleta correr um dia a mais por semana, aumentar o volume dos treinos de 5% a 10 % por semana e estender os longões gradativamente”. Apesar de focar no aumento de resistência, o corredor não pode esquecer dos treinos de intensidade, para não ficar lento.
Outra recomendação é que o ciclo de treinos antes da estreia na nova distância dure de três a seis meses ou até mais, dependendo do condicionamento físico, do planejamento e do comprometimento do corredor."
 
 
 
Foto de ontem, no Circuito Adidas. Amanhã eu conto como foi ...
 
 
 

3 comentários:

  1. tem que se pensar bem antes menina
    beijos e obrigada pela informação

    ResponderExcluir
  2. adorei o post de hj" vou passar pra minha tia q corre
    bjos

    ResponderExcluir
  3. Olá Ivana,

    Ótima matéria essa heim! Ano que vem estou planejando evoluir da meia para a maratona, já comecei a aumentar o volume semanal para dar conta do recado.

    Desculpe o sumiço aqui do seu blog. Estou numa correria fora da internet que tem sido difícil me manter atualizado.

    Abração e bons treinos para você

    ResponderExcluir