Páginas

sexta-feira, 25 de maio de 2012

AZEITE EXTRA VIRGEM !!

Hoje vou deixar um texto que tenho guardado aqui, faz tempo, muito bom, que fala sobre o azeite extra virgem. A autoria é de Marcelo Sendon :

"O aporte de lipídios em qualquer dieta é indispensável. Lipídeos possuem papel fundamental na homeostase e no bom funcionamento como um todo. Servem de matéria prima para fabricação hormonal e outras secreções e também envolvem a membrana celular.
Você conhece o Azeite Extra-Virgem? Se não, está convidado a entrar neste tópico, conhecer e inclui-lo já em sua dieta, afim de aproveitar todos os seus benefícios.
Consumir 0,5-1,5g/kg de lipídios por dia é aproximadamente o ideal para um praticante de atividades físicas. E, lembre-se que consumir gordura não significa tornar-se gordo. A gordura corpórea (e não os lipídeos em si) são geradas pela alta ingestão calórica seguida do baixo gasto e não pelo consumo do macro-nutriente tão importante.
Pois bem, então que tal consumir o azeite extra-virgem? Quais são seus benefícios? Em quais horários poderia ser utilizado.
Primeiramente, o Azeite Extra-Virgem, recebe esse nome porque possui melhor qualidade devido a extração da parte líquida de frutas maduras e de boa qualidade (azeitonas) logo na primeira filtragem e, de maneira rápida. Além disso, não são adicionados outros tipos de óleos ou substâncias. Isso garante as condições sensoriais (paladar, aroma, viscosidade e outros) e, claro, as propriedades do óleo.
O Azeite pode ser consumido a qualquer horário (menos na primeira refeição e na refeição pós-treino, pois qualquer gordura atrasa o esvaziamento gástrico rápido e, consequentemente faz a absorção ser mais lenta). Antes de dormir e em uma das principais refeições já é o suficiente.
Alguns benefícios do Azeite Extra-Virgem são:
- Alto teor de Vitamina E;
- Previne doenças cardiovasculares e colesterol;
- Com ligamentos lipídicos no ciclo de Krebs, lipólise e outros processos, ajuda a eliminar gordura corpórea.
- Possui substâncias antioxidantes;
Cuidados:
- Não aquecer o óleo (em altas temperaturas) afim de não saturá-lo;
- Cuidado com a conservação para preservar os níveis de acidez e suas propriedades;
- Lembre-se que o azeite, apesar de benéfico é extremamente calórico, então, não abuse."



TREINO DE HOJE :   5,4 KM   CAMINHANDO   +   MUSCULAÇÃO.




Um comentário:

  1. Menina, eu amo azeite de oliva. Aqui e bem barato e eu uso para tudo nao so para salada, mas para tudo. E o melhor sabor na minha opiniao. Beijokas

    ResponderExcluir