Páginas

terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

NUTRIENTES


"É mais do que claro que o corpo necessita de diferentes nutrientes para estabelecer um certo equilíbrio em suas funções e, claro, em qualquer tipo de desenvolvimento que fizer, inclusive o muscular.

Entenda o porque da importância de obter diversos nutrientes para o corpo e saiba como isso pode ajudar em seus ganhos.
E para isso, necessita de macro e micro-nutrientes. A primeira classe, diz respeito aos carboidratos, aos lipídios e as proteínas. Moléculas geralmente grandes que fornecem o “básico” para o corpo, ou seja, matéria prima energética e construtora. Esses, são utilizados em quantidades grandes em nosso organismo. Já os micro-nutrientes, são nutrientes que são usados em pequenas quantidades e estão relacionados com co-fatores de desenvolvimento. Nessa classe, estão incluídos os sais minerais e as vitaminas.
Uma dieta, mesmo que balanceada, geralmente não peca nos valores de macro-nutrientes, pois estes, são facilmente encontrados na maioria dos alimentos e, então, basta colocá-los na proporção correta. Porém, os micro-nutrientes seguem especificidades muito maiores e, não estão associados a todos os alimentos. Aliás, até estão, de certa forma, mas não em todos seus sub-grupos. Por exemplo:
Se necessitarmos de uma fonte de carboidratos, temos disponível inúmeras fontes como cereais, tubérculos, pães, grãos etc. Mas e se a necessidade for, por exemplo, de vitamina C? Será que encontraríamos Vitamina C no leite ou no arroz, por exemplo? Provavelmente não. Então, teríamos de buscar em outras fontes, como por exemplo laranjas, limões, acerola, tomate etc. Todavia, apesar do tomate ser rico em vitamina C (um micro-nutriente) ele não é tão rico em vitaminas do complexo B, quando comparado a batata doce, por exemplo. Logo, apesar de ter um sub-grupo de micro-nutrientes, ele envolve maior especificidade.
Entendendo isso, fica muito mais fácil compreender porque uma dieta deve ser variada não somente nos alimentos optativos, mas nos básicos também. É prudente variar entre feijão, lentilha, grão-de-bico da mesma maneira em que é importante variar a cenoura, do tomate, da couve-flor e assim por diante.
Uma dieta que não segue um padrão único e abrange a maior quantidade de alimentos diferenciados tende a fornecer ao corpo nutrientes essenciais para um bom desenvolvimento e, claro, manutenção de suas funções. Lembre-se que todo tipo de nutriente é importante para o corpo e cada um dele exerce um papel diferente e importante dentro de um quadro metabólico.
Variar a dieta é não só ser prudente quando aos ganhos, mas quanto a saúde também."
 Fonte : artigo escrito por Marcelo Sendon.

Nenhum comentário:

Postar um comentário