Páginas

quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

METABOLISMO

O emagrecimento saudável inclui atividade física regular e alimentação saudável. Aqui vão dez dicas que extrai da Revista W Run, a fim de acelerar o metabolismo  
 
1. Mantenha uma alimentação regular: o ideal é comer de maneira fracionada – de preferência de três em três horas – e optando por um menor volume de alimentos em cada refeição. Quando você demora para se alimentar, o organismo desacelera o metabolismo e armazena reservas de gordura como fonte de energia.
2. Faça exercícios aeróbios: praticar uma atividade aeróbia (sessões de 30min pelo menos três vezes por semana) proporcionará um trabalho equilibrado dos principais grupos musculares. Dessa forma, haverá um aumento da capacidade aeróbia e o gasto energético diário será favorecido. Os exercícios aeróbios são aqueles que contêm repetições de movimentos sem sobrecarga, como dança, caminhada, corrida ou bicicleta.
3. Inclua cafeína e chá verde na dieta: os compostos bioativos presentes nessas substâncias podem ativar vias metabólicas importantes na eliminação dos estoques de gordura.
4. Dê adeus à preguiça: o metabolismo se adapta aos hábitos de cada pessoa e, para acelerá-lo, é preciso sair do comodismo. Isso não significa treinar além do habitual, apenas fazer escolhas conscientes para se tornar mais ativa. Ao invés de subir de elevador, utilize as escadas e procure realizar mais atividades a pé.
5. Fortaleça os músculos: durante a musculação, o músculo necessita de mais oxigênio e sangue para executar os movimentos e também na recuperação. Isso permite que o metabolismo permaneça estimulado por mais tempo.
6. Procure ter boas noites de sono: dormir mal implica em um corpo cansado no dia seguinte. As reações acontecerão de forma mais lenta e o organismo liberará hormônios que desaceleram o metabolismo.
7. Programe treinos intervalados em sua rotina: intercalar intensidade forte e fraca durante um exercício pode elevar a frequência cardíaca a 80% ou 90% da FC Máx, fazendo com que o metabolismo aumente.
8. Busque mais adrenalina para o seu dia a dia: procure exercícios que dêem uma carga extra de adrenalina, como corrida de montanha, rafting ou mountain bike. Devido ao estado de alerta necessário para esse tipo de prática, o corpo produz hormônios que aceleram o metabolismo.
9. Varie as modalidades: combinar dois ou mais esportes faz com que o corpo precise se adaptar às variações, trabalhando diferentes agrupamentos musculares e beneficiando o metabolismo. Experimente trabalhar força e capacidade aeróbia ao mesmo tempo. Faça 5min de corrida + 10 flexões de braço + 20 agachamentos profundos + 30s de prancha abdominal + 5min corrida
10. Corra em subidas: quem já pratica o esporte há algum tempo pode incluir as subidas em seus treinos, que, além de exercitar a parte aeróbia, também trabalham a força. Como mais agrupamentos musculares solicitados, a queima de calorias é maior.

(Fonte: Patrícia Campos-Ferraz, nutricionista do Grupo Pão de Açúcar e do instituto Vita; Claudia Oliveira, personal trainer, e João Belini, treinador do Projeto Mulher)

                                                                             * * * * * * *

TREINO DE HOJE :    5 kM CORRENDO E MUSCULAÇÃO.




Nenhum comentário:

Postar um comentário